A importância da manutenção da vitamina D

25/01/2023

É muito provável que você já tenha lido ou assistido alguma reportagem na TV falando sobre a importância da manutenção da vitamina D, não é mesmo?

 

Porém, apesar da relevância do tema, muitas vezes as pessoas não dão a devida importância para essa vitamina, que é muito importante para a manutenção da saúde, de modo geral.

 

Preparamos este conteúdo para que você saiba mais sobre o assunto e compreenda sobre a importância da vitamina D para a sua saúde.

 

A vitamina D no corpo

A vitamina D pode ser definida como um hormônio que contribui para a regulação do fósforo e do cálcio em nosso corpo.

 

Sendo assim, ele ajuda a fortalecer os dentes e os ossos. Além disso, contribui para que o nosso sistema imunológico funcione de modo eficiente, evitando que se desenvolvam quadros mais severos de doenças causadas por vírus ou bactérias.

 

Inclusive, a vitamina D contribui para que as pessoas acometidas pela Covid-19 desenvolvam quadros menos graves da doença, como mostra uma pesquisa apresentada pela Dra. Marise Lazaretti-Castro, no 34º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (1).

 

Por conta desses fatores, é muito importante manter as dosagens adequadas de vitamina D no organismo. Mais adiante, falaremos como fazer isso de forma eficiente.

 

A importância da manutenção da vitamina D

Manter boas dosagens de vitamina D no organismo, conforme explicamos, é muito importante para diversas funções do corpo. 

 

Por isso, quando você fizer o seu check-up de rotina, convém solicitar ao seu médico que ele peça o exame que mensura a quantidade de vitamina D no organismo. A vitamina D é muito importante e benéfica porque:

 

Auxilia o sistema imunológico

Quando temos uma quantidade adequada de vitamina D no organismo, o nosso sistema imunológico é fortalecido.

 

Há, inclusive, estudos que comprovam que a ingestão de vitamina D pelas mães durante a gravidez faz com que as crianças tenham menos sintomas de asma na primeira infância. (2)

 

Auxilia os ossos e os músculos

A vitamina D também é muito importante para os ossos e os músculos. Sendo assim, quem mantém as doses dos hormônios reguladas mantém um melhor equilíbrio e saúde do corpo, de modo geral.

 

Pesquisadores já concluíram, inclusive, que as mulheres grávidas que aumentam o consumo de vitamina D durante a gestação minimizam a reabsorção óssea comum do período. (3)

 

Ou seja, a vitamina D ajuda as gestantes a manterem a saúde óssea durante a gravidez, o que, inclusive, protege mais os bebês e facilita o momento do parto. 

 

Ajuda na absorção de outras vitaminas

Os índices adequados de vitamina D também fazem com que o corpo absorva melhor outras vitaminas e elementos importantes para a saúde. É o caso do cálcio e do fósforo, por exemplo.

 

Sendo assim, quando uma pessoa bebe leite, por exemplo, que é um alimento rico em cálcio, absorve melhor o mineral.

 

Ajuda na manutenção do colágeno e da matriz celular

Com boas dosagens de vitamina D no organismo, as pessoas também mantêm o colágeno e a matriz celular.
 

O colágeno, vale lembrar, é importante para manter a elasticidade da pele, assim como a saúde das unhas e dos cabelos.

 

Sintomas da falta de vitamina D

Quando um indivíduo está com baixa quantidade de vitamina D no organismo, tende a apresentar sintomas como: 

 

Baixa imunidade

Tendo em vista que a vitamina D contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, quando temos baixos índices da substância, ficamos com a imunidade baixa.
 

Pessoas com a imunidade baixa costumam ficar frequentemente resfriadas e com alergias, por exemplo. 


Dores de cabeça

As dores de cabeça frequentes, inclusive as enxaquecas, podem ser sintomas da falta de vitamina D no organismo.

 

Além disso, de acordo com a American Family Physician, a falta de vitamina D também causa dores musculares e na parte inferior das costas. (4)

 

Dificuldade para dormir

Pessoas com deficiência de vitamina D também podem apresentar quadros de insônia. (5)
 

Ou seja, dificuldade para dormir e manter um sono de qualidade durante toda a noite. Então, se você tem esse problema, vale a pena investigar.

 

Lembramos sempre da importância de consultar o seu médico e realizar exames antes de fazer qualquer diagnóstico por conta própria.

 

Como aumentar seu nível de vitamina D

As duas maneiras mais comuns de aumentar o nível de vitamina D no organismo é por meio da alimentação e da exposição ao Sol. Veja:

 

Alimentos

A vitamina D pode ser obtida a partir do consumo de alguns alimentos, tais como: salmão, frutos do mar, óleo de fígado de peixe, gema do ovo, manteiga, leite e seus derivados.

 

Sol

Expor-se ao Sol diariamente também é importante para que o corpo produza a vitamina D.

 

Para evitar problemas de pele, o ideal é que os banhos de Sol sejam tomados antes das 10h da manhã e após as 15h da tarde. (6)

 

Referências:

(1) SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Covid-19: vitamina D e imunidade. Disponível em: <https://www.endocrino.org.br/covid-19-vitamina-d-e-imunidade/>. Acesso em: 16 jan. 2023.

(2) SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Níveis mais baixos de vitamina D inversamente associados a sinais de alergia e gravidade de asma em crianças. Disponível em: <https://www.sbmfc.org.br/niveis-mais-baixos-de-vitamina-d-inversamente-associados-a-sinais-de-alergia-e-gravidade-da-asma-em-criancas/>. Acesso em: 16 jan. 2023.

(3) ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Efeitos de uma intervenção nutrição + exercício na saúde óssea durante a gravidez. Disponível em: <https://amb.org.br/sociedades/efeitos-de-uma-intervencao-nutricao-exercicio-na-saude-ossea-durante-a-gravidez/>. Acesso em: 16 jan. 2023.

(4) SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Reconhecimento e gerenciamento da deficiência de vitamina D Disponível em: <https://www.sbmfc.org.br/reconhecimento-e-gerenciamento-da-deficiencia-de-vitamina-d/>. Acesso em: 16 jan. 2023.

(5) STUMPF, WE; BIDMON, HJ; LI, L.; PEREGRINO, C.; BARTKE, A., MAYERHOFER, A.; HEISS, C. Nuclear receptor sites for vitamin D-soltriol in midbrain and hindbrain of Siberian hamster (Phodopus sungorus) assessed by autoradiography. National Library of Medicine. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1333462/>. Acesso em 27 jan. 2023.

(6) SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Os requerimentos para balancear a vitamina D com a sensível exposição ao sol. Disponível em: <https://www.sbmfc.org.br/os-requerimentos-para-balancear-a-vitamina-d-com-a-sensivel-exposicao-ao-sol//>. Acesso em: 16 jan. 2023.

Envie seu cupom fiscal