4 Benefícios da meditação para sua saúde

02/08/2023

Neste artigo apresentaremos alguns benefícios e curiosidades da meditação para a saúde. Continue conosco e saiba mais sobre essa técnica milenar.

 

Qual é a relação entre a meditação e a saúde?

 

A meditação desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, tanto física quanto mental. 


Ao longo dos anos, essa prática secular tem sido incorporada à Medicina e à Psicologia contemporânea, oferecendo benefícios significativos aos seus praticantes. 

 

Originária de tradições culturais, religiosas e filosóficas, como o budismo, a meditação tem sido reconhecida como uma poderosa ferramenta terapêutica.


Definida como uma prática de integração mente-corpo, a técnica milenar nos convida a estar plenamente presentes no momento atual, com uma consciência atenta e sem julgamentos. 

 

Essa abordagem nos permite desenvolver uma conexão profunda com nós mesmos, explorando nossa experiência interna e cultivando uma maior consciência de nossos pensamentos, emoções e sensações físicas. (1)

 

A importância para a sua saúde física e mental

 

A integração da meditação na Medicina Ocidental tem ganhado destaque recentemente, com estudos científicos que comprovam seus benefícios para a saúde.

 

Com seu poder transformador, a meditação oferece uma forma natural e eficaz de promover o equilíbrio físico e emocional. 


Ao cultivar a atenção plena e a autocompaixão, podemos explorar nosso potencial interno, fortalecer nossa resiliência e alcançar uma saúde mais completa. (2)

 

Conheça os benefícios da meditação

 

A prática da meditação é responsável por proporcionar diversos benefícios para os seus adeptos. Isso vale tanto para as questões relacionadas à saúde mental quanto para as físicas. 

 

A seguir, confira algumas das principais vantagens que você terá se começar a meditar:

 

1. Gerenciamento do estresse

 

Pesquisas de acompanhamento revelaram que a prática da meditação é eficaz no gerenciamento e na redução do estresse, com efeitos que se prolongam ao longo do tempo (3). 
 

Outro estudo observou que a aderência regular à prática meditativa durante quatro meses resultou em uma redução significativa do estresse nesse período. (4)

 

A meditação é uma grande aliada para quem precisa combater o estresse do dia a dia e ter uma rotina mais saudável.

 

2. Melhora do sono

 

A meditação tem se mostrado benéfica para melhorar a qualidade do sono, como demonstrado em um estudo que investigou os efeitos da prática no tratamento de distúrbios noturnos.

 

Nessa pesquisa, os participantes que apresentavam queixas relacionadas ao sono foram convidados a participar de um grupo terapêutico semanal, onde foram aplicados questionários para avaliar o ato de dormir e a qualidade de vida

 

Após quatro meses, houve uma percepção geral de melhora na qualidade do sono entre os participantes. 


Os indivíduos que inicialmente relataram não ter insônia significativa apresentaram uma melhora na percepção do sono ao final do estudo. 

 

Além disso, aqueles que tinham insônia clínica de gravidade moderada ou grave experimentaram uma redução dos sintomas, passando para categorias de insônia subliminar ou sem insônia clínica. 


Esses resultados sugerem que a prática da meditação, juntamente com abordagens complementares, pode ser uma estratégia efetiva para melhorar a qualidade do sono e o bem-estar geral dos indivíduos. (5)

 

3. Controle da ansiedade

 

A meditação tem sido reconhecida como uma prática eficaz na redução da ansiedade.

 

Estudos demonstraram que uma intervenção de oito semanas de meditação foi capaz de reduzir os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada e do transtorno de pânico, com e sem agorafobia, e esses efeitos positivos foram mantidos por até três anos (6).

 

Sendo assim, a meditação pode ser uma abordagem eficaz e acessível para aqueles que enfrentam transtornos de ansiedade.

 

4. Redução das dores

 

A prática da meditação também tem demonstrado melhorias significativas no manejo de dores crônicas, influenciando tanto o sistema nervoso central quanto o sistema autônomo

 

Achados científicos comprovam que, ao regular o sistema nervoso, a meditação proporciona um efeito analgésico, reduzindo a intensidade e a percepção da dor. 
 

Além disso, a prática meditativa contribui para um bem-estar geral e uma maior qualidade de vida para aqueles que sofrem de dores crônicas. (7)

 

Com tantas evidências dos benefícios da meditação, vale a pena dar uma chance a essa terapia e incluí-la em sua rotina diária, concorda? Lembre-se, no entanto, que a prática meditativa não substitui totalmente outros tratamentos. Então, converse com o seu psicólogo ou psiquiatra sobre o assunto.


Para continuar se informando leia agora o nosso artigo que mostra uma série de dicas para você fortalecer a sua saúde mental. Vale muito a pena!

 

Referências:

(1) (2) DEMARZO, Marcelo Marcos Piva. Meditação aplicada à saúde. PROMEF,[s.a]. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Marcelo-Demarzo/publication/310842352_Meditacao_aplicada_a_Saude_Meditation_for_Health/links/5861287008ae329d61fefa08/Meditacao-aplicada-a-Saude-Meditation-for-Health.pdf>. Acesso em 11 jul. 2023.

(3) (6) MILLER, John J.; FLETCHER, Ken; KABAT-ZINN, Jon. Three-year follow-up and clinical implications of a mindfulness meditation-based stress reduction intervention in the treatment of anxiety disorders. General Hospital Psychiatry, 1995. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/016383439500025M>. Acesso em 11 jul. 2023.

(4) OMAN, Doug; HEDBERG, John; THORESEN, Carl E. Passage meditation reduces perceived stress in health professionals: a randomized, controlled trial. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 2006. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16881779/>. Acesso em 11 jul. 2023.

(5) EICK, Elisabete Maria Lovato. A contribuição da meditação guiada e da fitoterapia no tratamento dos distúrbios do sono em um grupo terapêutico no município de Vera Cruz-RS. Universidade de Santa Cruz do Sul, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2811/1/Elisabete%20Maria%20Lovato%20Eick.pdf>. Acesso em 11 jul. 2023.
(7) REDONDO, Fernanda C.S.; VALLE, Angela C. Meditação: novas perspectivas terapêuticas para controle da dor crônica. Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. <https://www.researchgate.net/profile/Fernanda-Redondo/publication/283766626_MEDITACAO_Novas_Perspectivas_Terapeuticas_Para_Controle_Da_Dor_Cronica/links/56cb948b08ae1106370ba989/MEDITACAO-Novas-Perspectivas-Terapeuticas-Para-Controle-Da-Dor-Cronica.pdf>. Acesso em 11 jul. 2023.

Envie seu cupom fiscal