Nos últimos anos, o papel feminino dentro do contexto familiar passou por transformações significativas e, com isso, o número de gestações em mulheres com mais de 35 anos se tornou uma tendência global.
O papel do homem no processo de concepção é igualmente importante e tem sido cada vez mais enfatizado. Homens também enfrentam desafios específicos relacionados à fertilidade, e a conscientização sobre esses aspectos pode desempenhar um papel significativo no sucesso da gestação.
Embora esta decisão venha com uma série de justificativas que são tomadas para o bem-estar do casal de maneira individualizada, adiar a gravidez pode apresentar impactos e desafios consideráveis para o potencial reprodutivo.
Além dos casos de gestação tardia intencional, há também mulheres e homens que, dentro do ciclo de idade conhecido como "padrão" para poder ter filhos, estejam passando por dificuldades de origens variadas e que requerem uma atenção especial.
Casais que estejam em ambos os casos, podem ser chamados de "tentantes", que é o nome dado para aqueles que estejam passando pelo processo de tentativa de engravidar. Se você é ou conhece alguém que esteja vivendo este momento, separamos a seguir algumas dicas que podem ser valiosas nessa etapa tão importante na vida de um casal. Acompanhe!
Quem são as pessoas tentantes?
O termo "tentantes" é utilizado para descrever casais que estão ativamente tentando engravidar. Esse período pode ser acompanhado de diversas estratégias para acompanhar, por exemplo, o ciclo menstrual feminino, identificando os dias férteis de ovulação onde a probabilidade de sucesso é maior.
O termo "tentante" destaca o esforço e a dedicação desses casais durante o processo de busca pela gravidez já que, muitas vezes, eles podem estar enfrentando desafios relacionados à saúde reprodutiva e preocupações quanto à fertilidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracteriza a infertilidade como a incapacidade de alcançar uma gravidez após um ano de atividade sexual regular sem o uso de métodos contraceptivos. No Brasil, estima-se que cerca de seis milhões de casais enfrentam dificuldades para conceber, enquanto nos Estados Unidos, um em cada três casais encontra obstáculos para engravidar.
Dicas para casais tentando engravidar
A gestação é um processo que envolve muitas transformações tanto físicas quanto emocionais, principalmente para a mulher, protagonista nesse cenário, mas também para seu parceiro e sua família que deverá estar a acompanhando e prestando suporte nesta etapa.
É comum que tentantes façam a adoção de uma dieta saudável, um estilo de vida equilibrado, e busquem orientação médica especializada para compreender as necessidades do seu corpo e otimizar as chances de concepção.
Nesse contexto, é essencial ter um acompanhamento específico direcionado às necessidades do casal, tendo pessoas queridas ao seu redor como rede de apoio, amparados por um cuidado médico multidisciplinar que combine um olhar assistencial técnico com muita empatia e carinho já que, por vezes, este pode ser um período sensível para pessoas tentantes.
Diante dessa orientação de suporte multidisciplinar, destacam-se algumas dicas e cuidados que podem ser essenciais para preparar a mulher para uma gestação o mais saudável e tranquila possível. Veja abaixo!
Quais exames devem ser realizados?
Quando um casal decide iniciar a sua jornada a caminho da gestação, é essencial realizar uma avaliação médica detalhada para analisar a saúde reprodutiva de ambos. Essa investigação pode envolver uma série de exames solicitados por um especialista com o objetivo de identificar potenciais obstáculos à concepção e fornecer orientações adequadas para aumentar as chances de gravidez.
Dentre os exames mais frequentes estão:
- Hemograma completo para o casal;
- Dosagens hormonais para o casal;
- Espermograma para o homem;
- Ultrassom ginecológico para a mulher.
Hábitos saudáveis
Estabelecer um estilo de vida com hábitos saudáveis não apenas promove o bem-estar geral, mas também contribui para a saúde reprodutiva. Algumas iniciativas podem favorecer esta jornada:
- Alimentação equilibrada: uma dieta balanceada e rica em nutrientes é essencial neste momento. Sugere-se priorizar alimentos frescos, frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras que fornecem ao corpo os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do sistema reprodutivo.
- Consumo adequado de água: manter a hidratação do corpo com a ingestão correta da quantidade de água é vital para o equilíbrio hormonal.
- Exercícios regulares: ainda que de seja de baixo impacto, a prática de exercícios físicos frequentemente contribui para o equilíbrio hormonal e pode melhorar a saúde em geral.
- Evitar a ingestão de álcool e cigarro: o tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão associados a problemas de fertilidade.
- Controle de estresse: a gestão do estresse, como meditação, ioga ou atividades relaxantes, podem ajudar a equilibrar os hormônios e melhorar as chances de concepção.
Vitaminas essenciais
O ácido fólico é a principal vitamina a ser ingerida para iniciar o processo de tentativa de engravidar. Ele é uma vitamina do complexo B essencial para uma gestação saudável e a ausência desse suplemento pode resultar em problemas para o desenvolvimento fetal como a malformação do tubo neural, da estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal do bebê. Ele também desempenha um papel na prevenção da anemia durante a gestação. Por esse motivo, a recomendação é iniciar a suplementação antes mesmo de engravidar, assegurando a presença adequada desta vitamina no organismo e promovendo uma gravidez bem-sucedida.
Em busca de uma gravidez saudável!
Falar sobre a jornada das tentantes é reconhecer a importância de uma abordagem abrangente e cuidadosa na busca pela gravidez. Desde a adoção de hábitos saudáveis até a realização de exames específicos, cada passo desse percurso contribui para otimizar as chances de concepção e para garantir a saúde reprodutiva do casal.
Gostou das dicas? Acompanhe clicando aqui no Blog da Myralis para receber mais conteúdos interessantes sobre saúde e bem-estar para todas as fases da vida, e não deixe de conhecer o primeiro suplemento no Brasil para casais tentantes!
Referências
(1) RACZ, I.; CAMARGO, R. . Quanto custa um sonho? A busca das mulheres pela maternidade e suas relações de consumo com a indústria reprodutiva. 2022. Disponível em: <https://sistema.emprad.org.br/8/anais/arquivos/97.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2023.
(2) CAMBIAGHI, A. S.; ROSA, D. S. Fertilidade e alimentação. 2012. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=EQZuDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=Dicas+para+casais+tentando+engravidar&ots=Q0fKgxcSQ8&sig=WupMO2HO4_DCsvGUJytUbYsMI18#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 05 nov. 2023.
(3) AVELAR, M. A. Et al. Caravana do parto: caminhos entre extensão, educação em saúde e cuidado obstétrico. 2022. Disponível em: <https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/566/523>. Acesso em: 05 nov.
(4) LEÃO, J. A. C. K.; LINDÔSO, Z. C. L. Infertilidade feminina: aspectos multidimensionais e a percepção da mulher. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34235>. Acesso em: 05 nov.