A vitamina D é um nutriente imprescindível para a saúde das pessoas. Ela é importante principalmente para o funcionamento dos músculos e dos ossos, mas está presente em uma variedade de outros processos.
Se por um lado é de conhecimento das pessoas a importância da vitamina D para o desempenho do corpo, por outro, ainda existem muitas dúvidas sobre suplementação e consumo. Uma das grandes dúvidas é: será que vitamina D tem relação direta com oscilações de peso?
Para esclarecer essa e outras questões, preparamos este conteúdo especial para falar sobre os mitos e verdades da vitamina D. Acompanhe!
A vitamina D
Apesar de ser popularmente chamada de vitamina, a vitamina D é uma molécula que age na regulação do metabolismo, por isso pode ser considerada um pró-hormônio, que pode influenciar em diversos parâmetros do nosso corpo, inclusive no peso corporal.
Por isso, estudos são realizados para entender quais são os efeitos da deficiência de vitamina D no organismo, se a sua deficiência ela pode levar ao aumento de peso ou, ao contrário, à redução de massa corporal pela falta desta vitamina.
Como outras vitaminas, antes de iniciar um tratamento de suplementação é importante seguir as recomendações médicas, que levam em consideração a necessidade e a dosagem indicada para cada indivíduo.
O metabolismo e a vitamina D
A vitamina D tem como principal função a de fortalecer os ossos e os dentes a partir da absorção de cálcio e fósforo. Por isso, essa vitamina é uma das mais importantes para a manutenção da nossa saúde.
Mas, não é só isso. A vitamina D age no organismo através de diversos alvos diferentes, fazendo a regulação de diversas reações químicas do metabolismo. Isso porque, segundo os pesquisadores, é possível encontrar receptores para esta vitamina em diversos tecidos do corpo.
Conheça as funções da vitamina D em alguns tecidos:
Vitamina D e o peso corporal
Enxaguamento | Regula a quantidade que o organismo elimina de cálcio e fósforo pela urina, fazendo o controle e filtragem de minerais. |
Intestino | Controla a absorção de cálcio e outros minerais. |
Ossos | Mineralização, renovação dos tecidos ósseos e desenvolvimento dos ossos. |
Sistema imunológico | Ajuda a regular as defesas do organismo, atua na formação de anticorpos e ativa células de defesa. |
Cérebro | Protege as células do cérebro contra lesões. |
As pessoas que são diagnosticadas com obesidade, quando possuem o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, geralmente apresentam níveis abaixo do recomendado de vitamina D.
No entanto, ainda não é possível afirmar com precisão se o déficit de vitamina D está ligado ao aumento corporal ou se o peso aumenta em virtude da falta de vitamina D.
Não existem atualmente evidências que mostrem que o uso da vitamina D esteja relacionado a melhora do peso, entretanto, é de consenso que pacientes que estão acima do peso, os seus níveis tendem a estar abaixo do ideal e a suplementação se torna uma alternativa viável para estes pacientes.
Cabe ressaltar que a vitamina D não está correlacionada ao ganho de peso, muito pelo contrário, os níveis baixos desta vitamina está inversamente correlacionado ao ganho de peso (quanto menor os níveis de vitamina D, maior é o peso).
Apesar de ainda ser necessário maiores estudos para mostrar a evidência real desta correlação, alguns estudos apontam que o uso da vitamina D pode ajudar na perda de peso, ainda sem entender ao certo o mecanismo que essa melhora ocorre.
Mas, afinal, vitamina D engorda ou emagrece?
A vitamina D ainda não é indicada para fins únicos de emagrecimento ou ganho de peso. Ela não é calórica e também não aumenta o apetite.
Os benefícios dela para o organismo vão muito além do controle de peso, como vimos neste texto. Até o momento, as pesquisas apontam que os maiores benefícios de taxas de vitamina D equilibradas estão na proteção óssea.
Você pode conhecer outros benefícios da vitamina D. Leia este artigo que separamos para você: Falta de Vitamina D e Imunidade!