
A amigdalite é uma inflamação das amígdalas e uma condição que pode ocorrer em qualquer época do ano, mas tende a ser mais prevalente durante certas estações, especialmente em períodos de mudança climática.
Compreender suas causas, sintomas e tratamentos pode ajudar a prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com esta inflamação de forma recorrente, que pode ser bastante desconfortável. Continue lendo para obter informações sobre a amigdalite e outras doenças sazonais, explorando seus tipos, métodos de prevenção e tratamento!
Amigdalite: o que é, causas, sintomas e tratamentos
As amígdalas, compostas por aglomerados de tecido linfático, estão localizadas na região oral da faringe, onde se cruzam os sistemas respiratório e digestivo. Elas desempenham um papel vital no sistema imunológico, detectando vírus e bactérias que entram no corpo e auxiliando na criação de respostas imunológicas. (1; 3)
A amigdalite é uma infecção que pode ser causada por vírus ou bactérias que afetam as amígdalas, órgãos localizados no fundo da garganta que atuam como uma primeira linha de defesa contra micro-organismos que entram pela boca. (1; 3)
Sintomas característicos da amigdalite
Os sintomas da amigdalite podem variar de leves a graves e incluem (1):
- Febre;
- Dor de garganta;
- Falta de apetite;
- Mau hálito;
- Dificuldade para engolir;
- Inchaço dos gânglios do pescoço.
Como reconhecer esses sintomas e quando procurar atendimento médico?
É importante reconhecer os sintomas da amigdalite para procurar atendimento médico adequado. Se os sintomas persistirem por mais de quatro dias sem sinais de melhora, se houver dificuldade para respirar, ou se a dor e a dificuldade para engolir impedirem a ingestão de alimentos e líquidos, deve-se procurar um médico imediatamente. (1; 2)
O tratamento depende do agente causador: infecções virais são tratadas com analgésicos e anti-inflamatórios, enquanto infecções bacterianas requerem antibióticos. (1; 3)
Nestes casos, o profissional de saúde capacitado poderá realizar exames físicos e laboratoriais mais aprofundados para confirmar o diagnóstico e determinar o tratamento adequado com medicações específicas e de maior impacto. (1; 2)
Como prevenir amigdalite?
Para prevenir a amigdalite, recomenda-se lavar as mãos frequentemente, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, não beijar pessoas com resfriado ou dor de garganta, e manter-se longe do cigarro. É importante também manter a hidratação, evitar ambientes com ar-condicionado excessivo e seguir rigorosamente as prescrições médicas em casos de infecção bacteriana para evitar complicações. (1)
E, assim como para diversos outros aspectos da nossa saúde, adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada, hidratação adequada e exercício físico regular, fortalece o sistema imunológico e também previne o surgimento da doença. (1)
Cuide da sua saúde em todas as estações!
Não negligencie o cuidado diário com a sua saúde e bem-estar para estar mais protegido destas condições durante todas as estações!
Referências
1 - Ministério da Saúde. Amidalite ou amigdalite. 2022. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/amidalite-ou-amigdalite/.>. Acesso em: 17 jun. 2024.
2 - Pitrez PMC, Pitrez JLB. Infecções agudas das vias aéreas superiores: diagnóstico e tratamento ambulatorial. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2003May;79:S77–86. Available from: https://doi.org/10.1590/S0021-75572003000700009.
3 - Costa FN, Santos O, Weckx LLM, Pignatari SSN. Estudo microbiológico do core e superfície das amígdalas palatinas em crianças portadoras de faringoamigdalites de repetição e hipertrofia adenoamigdaliana. Rev Bras Otorrinolaringol [Internet]. 2003Mar;69(2):181–4. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-72992003000200006.