A busca por alternativas naturais para promover a saúde e o bem-estar nunca esteve tão em alta quanto nos dias atuais. E uma das grandes estrelas desse cenário é a cúrcuma, uma planta que tem conquistado o mundo graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde.
A seguir te contamos mais detalhes sobre o que é a cúrcuma, como seus componentes ativos afetam o corpo e, principalmente, os benefícios impressionantes da curcumina, seu principal componente, para a sua saúde. Acompanhe!
O que é a Cúrcuma e por que você deveria conhecê-la?
A cúrcuma, cientificamente conhecida como Curcuma longa, é uma planta originária das regiões tropicais do sul do continente asiático, famosa por sua raiz de cor alaranjada e aroma peculiar. Seu uso é versátil, sendo apreciada tanto na culinária, como ingrediente fundamental do curry que é incorporado a diversos pratos mundialmente conhecidos, quanto na medicina tradicional, trazendo benefícios para o corpo desde a parte funcional, até a parte estética. (1)
No entanto, o que torna a cúrcuma verdadeiramente especial são seus componentes ativos, com destaque para a curcumina. Esta substância é responsável pela coloração vibrante da raiz e possui propriedades medicinais incríveis.
Como os componentes ativos da cúrcuma afetam o corpo
A curcumina, juntamente com outros curcuminoides presentes na cúrcuma, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde. Sua atuação abrange diversos sistemas do corpo humano, e é importante compreender como esses componentes afetam positivamente nossa saúde.
A cúrcuma é uma especiaria versátil que pode ser incorporada ao seu dia a dia de diversas maneiras como sopas, omeletes, molhos, chás, legumes assados, entre outros exemplos.
É importante notar que a absorção da curcumina pelo organismo é limitada quando consumida isoladamente. Portanto, muitas pessoas recorrem a suplementos de curcumina ou a alimentos combinados com pimenta-preta, que contém piperina, para melhorar a absorção.
Por isso, se você preferir, pode tomar suplementos de cúrcuma em forma de cápsulas ou comprimidos para garantir uma ingestão consistente da especiaria. Mas lembre-se! Antes de iniciar qualquer suplementação, é aconselhável consultar um profissional de saúde para garantir que seja apropriada para você e para determinar a dosagem adequada. (2)
Os benefícios da curcumina para sua saúde
A curcumina oferece uma série de benefícios para a saúde. A seguir, trazemos com mais destaque dois dos principais benefícios do consumo da cúrcuma. Veja!
A cúrcuma como um poderoso anti inflamatório
A capacidade anti-inflamatória da curcumina é uma das características mais notáveis dessa substância. A inflamação é uma resposta natural do corpo a agressões externas e lesões, mas quando se torna crônica, pode levar ao agravamento de doenças, como artrite reumatoide e doenças cardíacas. A curcumina age inibindo as moléculas pró-inflamatórias, atuando de maneira semelhante a alguns medicamentos, mas de forma natural e segura. (3)
Tratamento de doenças com o consumo da cúrcuma
A aplicação da curcumina na prevenção e tratamento de diversas doenças é um campo de pesquisa em expansão. Sabe-se que a curcumina possui propriedades antioxidantes como já citamos, o que a torna capaz de combater os danos causados pelos radicais livres no organismo. Além disso, estudos científicos têm investigado seu potencial na prevenção e no tratamento de condições tão variadas quanto por exemplo:
- Ação anti-inflamatórias;
- Ação Antioxidante;
- Melhora a função cerebral;
- Alívio dos sintomas de artrite;
- Melhora com a saúde cardiovascular;
- Alívio de distúrbios digestivos;
- Redução da ansiedade.
Conclusão
A cúrcuma e, mais especificamente, a curcumina, são verdadeiros tesouros da natureza quando se trata de promover a saúde e o bem-estar. Seus benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e seu potencial na prevenção e tratamento de diversas doenças são inegáveis.
Referências
1 - FILHO, A. B. C. et al. Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cr/a/JGXyLgLPDmJHg8j7ssygmzF/?format=pdf>. Acesso em: 29 set. 2023.
2 - Ministério da Saúde. Informações sistematizadas da relação nacional de plantas medicinais de interesse ao SUS. 2020. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/informacoes_sistematizadas_relacao_curcuma_longa.pdf>. Acesso em: 29 set. 2023.
3 - BATISTA, M. O. Potencial anti-inflamatório e antioxidante da curcuma longa. 2021. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/curcuma-longa>. Acesso em: 29 set. 2023.