Você já deve ter notado que, quando as crianças pequenas começam a ir para a escola, elas adoecem com frequência. Isso acontece porque elas ainda não têm um sistema imunológico maduro e, assim, ficam mais expostas a vírus, por exemplo (1).
Um dos problemas mais comuns da falta de resistência imunológica, é o nariz congestionado. Essa condição traz um desconforto grandioso para as crianças: a dificuldade de respirar.
Para descobrir as causas do nariz congestionado, sua relação com o resfriado e como tratar o problema, continue a leitura!
Quais as causas de um nariz entupido?
Primeiramente, saiba que o nariz entupido não é uma doença. Na verdade, ele surge em decorrência de algo que não vai bem em nosso organismo. Em outras palavras, há várias causas para o nariz congestionado.
Ele acontece como um mecanismo de defesa das nossas vias aéreas a partir de anticorpos e células imunológicas. A tentativa é combater os germes invasores, fazendo a coriza lavar a cavidade nasal e umidificá-la. (2)
Uma das causas mais comuns é alergia respiratória, que tem mais chances de ocorrer durante a primavera. A rinite alérgica, por exemplo, é uma alergia nasal e, além do nariz entupido, apresenta outros sintomas, como espirros, coriza e coceira no nariz, olhos, ouvidos e garganta.
O desvio de septo é outra causa para o nariz congestionado. Frequentemente, as pessoas não sabem que tem a condição e acreditam que respiram bem, mas após a correção apresentam melhora significativa na respiração. (3)
Os resfriados também são causadores da obstrução nasal. Falaremos deles no próximo tópico.
Nariz congestionado e resfriado em crianças
Uma das causas mais comuns para o nariz congestionado é a gripe que, geralmente, acontece nos dias de inverno (4). Da mesma forma, o resfriado também pode provocar o problema.
Como afirmamos anteriormente, a criança ainda está desenvolvendo o seu sistema imunológico, e isso a torna mais suscetível a resfriados frequentes, especialmente quando têm contato com muitas pessoas e em lugares fechados, como na escola.
Nesse sentido, se a criança estiver resfriada, o melhor é evitar sair para as casas de parentes, amigos e para a escola, até que ela se cure. Assim, você evita que outras crianças peguem o vírus e também tenham o nariz congestionado.
Como aliviar os sintomas do nariz congestionado
O nariz congestionado traz consequências negativas para a criança. O desconforto acaba gerando dificuldades para uma boa qualidade de sono, baixo rendimento escolar e intelectual, irritabilidade e falta de atenção.(3)
Resumidamente, existem 3 maneiras principais de aliviar os sintomas do nariz entupido. No entanto, elas partem de técnicas que precisam ser indicadas por um médico. O profissional saberá qual é a melhor opção para a sua criança e indicará a frequência dos procedimentos para que tragam resultados.
Veja as técnicas recomendadas por médicos a seguir.
1. Lavagem nasal
A lavagem nasal consiste em higienizar a parte interna da cavidade nasal. A substância utilizada para isso é o cloreto de sódio em diversas concentrações.
O procedimento é rápido, e conta com apenas 4 etapas. Veja o que é preciso fazer com a criança:
- Encha uma seringa com cloreto de sódio (de 5 a 10 ml);
- Peça para a criança inclinar o corpo para frente e também inclinar a cabeça um pouco para o lado;
- Coloque a seringa com a substância em uma das entradas das narinas;
- Pressione até o soro sair pela outra narina.
O médico indicará quantas vezes por dia você repetirá o procedimento.
2. Nebulização
A nebulização é uma técnica para inalar vapor quente e, assim, umidificar as vias respiratórias aliviando o nariz congestionado. Existem diferentes formas de nebulização.
Algumas consistem em inalar o vapor de chás de ervas. Outras, o vapor da água do chuveiro. De qualquer forma, mais uma vez, é melhor que o médico indique a técnica ideal para a criança.
Uma forma de nebulização muito indicada é a feita com soro fisiológico e um nebulizador. Coloca-se o soro no copo do nebulizador e posiciona-se a máscara no nariz da criança para que ela respire o ar. O melhor é que ela esteja em uma posição confortável, como sentada em uma cadeira ou encostada na cama.
O ideal é fazer o procedimento por 20 minutos ou até o soro acabar. Mesmo assim, o médico indicará o tempo e quantas vezes será necessário repetir o procedimento.
3. Descongestionante nasal
O descongestionante nasal é uma substância especial para lidar com o nariz congestionado. Ele é muito utilizado como automedicação, apesar de seus efeitos colaterais, somando 7% das vendas. (5)
Infelizmente, o uso indiscriminado desse tipo de medicamento durante um longo período, pode acarretar problemas cardiovasculares sérios (2), como:
- arritmias;
- hipertensão arterial;
- glaucoma.(2)
O descongestionante nasal usado em excesso também pode afetar o sistema nervoso central e aumentar o risco de um AVC, insônias e ansiedade (2).
Por isso, especialmente por se tratar de crianças, nunca utilize medicamentos por conta própria e siga as recomendações de seu médico.
Como evitar resfriados
Para evitar que a criança tenha resfriados e sofra com o nariz congestionado, o melhor é que ela tenha uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários para uma vida saudável.
Além disso, existem outros cuidados que você deve ter com a criança, como:
- secar bem o cabelo após o banho;
- ensinar a lavar bem as mãos;
- não levar as mãos direto à boca ou olhos.
Ao primeiro sinal de nariz congestionado, consulte um médico para que ele estude as condições da criança e indique a melhor solução de acordo com a sua idade. Ele poderá descobrir a origem do problema, muitas vezes pode ser rinite, e não um resfriado.
Se precisar de medicamentos para os seus pequenos, saiba que você pode contar com a Myralis.
REFERÊNCIAS
(1) Alergia Respiratória - ASBAI - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Disponível em: <http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=854>. Acesso em: 16 dez. 2022.
(2) Uso de descongestionante nasal é ameaça à saúde quando usado de maneira indiscriminada. Disponível em: <https://revistavisaohospitalar.com.br/uso-de-descongestionante-nasal-e-ameaca-a-saude-quando-usado-de-maneira-indiscriminada/>. Acesso em: 16 dez. 2022.
(3) Conheça as principais causas da obstrução nasal. Disponível em: <http://otorrinoscuritiba.com.br/sem-categoria/nariz-trancado-conheca-as-principais-causas-da-obstrucao-nasal.html>. Acesso em: 16 dez. 2022.
(4) Saiba o que fazer em caso de sintomas gripais em crianças. Disponível em: <https://www.medicina.ufmg.br/professora-da-medicina-ufmg-orienta-sobre-cuidados-em-caso-de-sintomas-gripais-em-criancas/>. Acesso em: 16 dez. 2022.
(5) ABORL-CCF manifesta apoio ao Projeto de Lei no 1.478/2021. Disponível em: <https://voxotorrino.com.br/aborl-ccf-manifesta-apoio-ao-projeto-de-lei-no-1-478-2021/>. Acesso em: 13 dez. 2022.