Lavagem nasal: esse é um assunto que vira e mexe vem à tona quando falamos em formas para aliviar os sintomas de gripes, resfriados e alergias respiratórias.
A lavagem nasal é uma ótima maneira de desobstruir as narinas e proporciona uma série de benefícios aos usuários. Porém, ela deve ser feita de forma adequada e segura, principalmente quando realizada em crianças (1).
O que é a lavagem nasal?
Podemos definir a lavagem nasal como um método natural para desobstruir os seios da face e limpar as vias aéreas.
É interessante destacar que essa técnica já é aplicada há séculos, sendo originalmente parte das tradições hindus dos Yogis e Ayurvédica. (2)
Como fazer a lavagem nasal?
Para fazer a lavagem nasal utilizando soluções salinas, o indivíduo deve inclinar-se sobre uma pia e girar a cabeça suavemente.
Depois, o bico do frasco do produto deve ser inserido na narina inclinada para cima. Deve-se evitar fazer pressão contra o septo nasal, para não se machucar.
Após, o usuário deve abrir a boca e apertar o frasco, até que o soro flua de uma narina para a outra.
Ao final do processo, deve-se assoar o nariz para limpar o excesso de soro e muco que possam ter permanecido.
Se for necessário, o procedimento pode ser repetido na outra narina, para que seja feita uma limpeza completa.
Lembramos que antes de iniciar a lavagem nasal, convém alinhar com o seu médico as recomendações de uso e a frequência.
Quando a lavagem nasal pode ajudar?
Os otorrinolaringologistas recomendam a lavagem nasal em várias situações. A seguir, veja algumas das principais:
Alergias
Em indivíduos com alergias, como a rinite, a lavagem nasal pode ser utilizada em conjunto com o tratamento com medicamentos corticoides receitados pelo médico. (3)
Um grupo de pesquisadores italianos realizou estudos sobre a lavagem nasal em pessoas com alergias respiratórias.
A pesquisa concluiu que a irrigação com solução salina reduz significativamente o escore médio da rinite dos pacientes. Além disso, o consumo de medicamentos orais foi reduzido, comprovando a eficiência do tratamento em médio e longo prazo. (4)
Ambientes secos
Em regiões com altas temperaturas ou com condições áridas, é comum que as pessoas fiquem com o nariz seco. O mesmo acontece com quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado.
Nesse sentido, a lavagem nasal também pode ser útil. Estudos já comprovaram que adultos saudáveis que fazem uso da solução com cloreto de sódio para lavar as narinas melhoram os sintomas de secura no nariz.
Além disso, a irrigação nasal em pessoas saudáveis pode prevenir os sintomas do resfriado comum e reduzir o número de infecções do trato. (5)
Pós-operatório
A lavagem nasal também é indicada no pós-operatório de cirurgias como a rinoplastia e a septoplastia.
Nesse caso, a lavagem serve para lubrificar a região que foi operada, assim como remover crostas de sangue e secreção que podem ter se formado no local. (6)
Quais são os benefícios da lavagem nasal?
Realizar a lavagem nasal é bastante benéfico para adultos e crianças. Veja, abaixo, algumas das vantagens:
Melhora na respiração
A lavagem nasal proporciona uma limpeza das vias aéreas. Sendo assim, as pessoas que realizam esse tratamento costumam relatar melhoras na respiração.
Remoção de bactérias e impurezas
O nariz é a porta de entrada para agentes contaminantes do meio ambiente, como bactérias, vírus, fungos e impurezas (7).
Ao fazer a limpeza nasal, esses agentes são removidos e proporcionam uma melhora na saúde e qualidade de vida do indivíduo.
Fluidificação e descongestão nasal
As soluções salinas utilizadas para a lavagem nasal conseguem fluidificar as secreções mais espessas do nariz. Isso faz com que elas escorram e deixem a região livre para a passagem do ar.
Ou seja, a lavagem nasal faz com que haja uma descongestão nasal, facilitando o processo de respiração saudável.
Salientamos mais uma vez que, para que a lavagem nasal seja realizada com eficiência, além de usar os produtos adequados, deve-se seguir as orientações do seu médico de confiança.
Referências:
(1) NEVES, Maura. Como fazer lavagem nasal em crianças? Portal Drauzio Varella. Entrevista concedida a CONTE, Juliana. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/como-fazer-lavagem-nasal-em-criancas/>. Acesso em 24 jan. 2023.
(2) MARCHISIO, Paola; BAGGI, Elena; BIANCHINI, Sonia; DESANTIS, Charlotte; FATTIZO, Miriam; TORETTA, Sara; PRINCIPI, Nicola. Irrigações nasais com solução salina: papel no tratamento de doenças do trato respiratório superior em crianças. IX Manual IAPO. Disponível em: <https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/br_Irrigacoes-Nasais-com-Solucao-Salina-Papel.pdf>. Acesso em 24 jan. 2023.
(3) MATSUMOTO, Fausto Yoshio; RIZZO, Maria Candida Varanda; KUSCHNIR, Fabio Chigres; DI-GESU, Giovanni Marcelo Siqueiro; MELO-JR, João Ferreira; CHAVARRIA, Maria Letícia Freitas Silva; TAKEJIMA, Priscila Megumi. Rinite em pré-escolares. Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Disponível em: <http://www.aaai-asbai.org.br/bjai/detalhe_artigo.asp?id=870>. Acesso em: 24 jan. 2023.
(4) MARCHISIO, Paola; BAGGI, Elena; BIANCHINI, Sonia; DESANTIS, Charlotte; FATTIZO, Miriam; TORETTA, Sara; PRINCIPI, Nicola. Irrigações nasais com solução salina: papel no tratamento de doenças do trato respiratório superior em crianças. IX Manual IAPO. Disponível em: <https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/br_Irrigacoes-Nasais-com-Solucao-Salina-Papel.pdf>. Acesso em 24 jan. 2023.
(5) MARCHISIO, Paola; BAGGI, Elena; BIANCHINI, Sonia; DESANTIS, Charlotte; FATTIZO, Miriam; TORETTA, Sara; PRINCIPI, Nicola. Irrigações nasais com solução salina: papel no tratamento de doenças do trato respiratório superior em crianças. IX Manual IAPO. Disponível em: <https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/br_Irrigacoes-Nasais-com-Solucao-Salina-Papel.pdf>. Acesso em 24 jan. 2023.
(6) CUNHA, Gustavo. Cirurgia de desvio de septo: quais os cuidados do pós-operatório? Portal Drauzio Varella. Entrevista concedida a ZOLIN, Beatriz. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/otorrinolaringologia/cirurgia-de-desvio-de-septo-quais-os-cuidados-do-pos-operatorio/>. Acesso em 24 jan. 2023.
(7) CAMINHA, Guilherme P.; CAIN, William S.; JALOWAYSKI, Alfredo A. Lavagem nasal como método de avaliação das cavidades nasais. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rboto/a/tCWPcZYQxNBD4xd9PKyZK7J/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 24 jan. 2023.