Nariz entupido? 3 dicas para desentupir e aliviar o sintoma

26/12/2022

A maioria de nós já passou pela situação em que o nariz fica entupido e somos obrigados a respirar pela boca. Essa não é uma condição nada confortável e nos faz ter algumas reações que podem só atrapalhar a nossa saúde. 

Aprenda sobre o assunto agora!

 

Quais as causas de um nariz entupido?

Antes de tudo, você sabe porque o nariz fica entupido? A verdade é que a obstrução nasal tem diversas causas, que variam de origens fisiológicas até atividades profissionais. 

As causas mais conhecidas são a gripe e o resfriado, que são frequentes quando o tempo está mais ameno e com ventos fortes. O tempo, como os dias secos da primavera, também tem influências no nariz entupido para quem tem alergias. 

Outra causa para o problema é a rinite, uma inflamação e/ou disfunção da mucosa do revestimento nasal. Além da congestão nasal, ela leva coriza, prurido e espirros.(1)

Já a sinusite é uma inflamação dos seios da face e pequenas cavidades ósseas que se comunicam com o nariz. Ela pode ter origem de uma complicação da rinite e também apresenta a temida congestão nasal. 

 

3 dicas para desentupir e aliviar o sintoma do nariz entupido 

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o nariz entupido não é uma doença, e sim um sintoma. Então, como tratá-lo?

Primeiramente, saiba que ao sentir o nariz entupido, você precisa consultar um médico para saber o que pode ser feito. Só um profissional poderá analisar o seu caso, entender as causas e indicar uma maneira de remediar o problema. 

Veja o que os médicos costumam indicar a seguir. 

 

1. Lavagem nasal

A lavagem nasal de alto fluxo é usada para liberar as narinas para uma melhor respiração. As soluções salinas são frequentemente usadas para limpar o catarro e a coriza. A técnica é feita da seguinte maneira:

  1. Incline o corpo para frente e a cabeça um pouco para o lado;
  2. Respire pela boca;
  3. Insira a bico do frasco em uma das narinas e pressione-a até que o conteúdo saia pela outra narina;
  4. Repita o procedimento na outra narina. 

Não se esqueça que, para realizar essa técnica com segurança, consulte o seu médico.

 

2. Descongestionante nasal 

O descongestionante nasal é uma substância usada para desobstruir as vias respiratórias. Devido ao rápido alívio, são frequentemente utilizados sem indicação médica, a perigosa automedicação.

Apesar de ser fácil de usar, cerca de 25% a 50% dos usuários de descongestionantes nasais podem desenvolver rinite medicamentosa (2). Além disso, a substância pode provocar dependência.

Outros problemas do uso em excesso desse medicamento são a taquicardia, hipertensão e dores de cabeça. (3)

Mais uma vez, é preciso acompanhamento médico antes de começar a usar descongestionantes nasais e evitar problemas como os citados anteriormente. 

 

3. Nebulização

A nebulização é muito utilizada quando estamos com o nariz entupido e com excesso de secreção nos pulmões. Uma sessão já traz alívio de sintomas. Para realizar o procedimento é necessário um nebulizador e soro fisiológico.

A sessão de tratamento é simples e dura 20 minutos, utilizando uma máscara no rosto para inalar o vapor.

Se precisar fazer a nebulização para o nariz entupido, o médico explicará para você como usar o aparelho com eficiência.

 

REFERÊNCIAS

(1) ABORL-CCF Realização. [s.l: s.n.]. IV Consenso Brasileiro Sobre Rinites. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Consenso_Rinite_9_-27-11-2017_Final.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2022.

(2)BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 1478, de 20 de abril de 2021. Altera a Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, para submeter os medicamentos contendo substâncias com ação vasoconstritora de uso nasal ao regime de controle sanitário especial. Brasília: Câmara dos Deputados, 2021. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1995449>. Acesso em: 15 dez. 2022.

(3) ZAFFANI, E. et al. Perfil Epidemiológico dos pacientes usuários de descongestionantes nasais tópicos do ambulatório de otorrinolaringologia de um hospital universitário. Disponível em: <https://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-14-2/IIDD239.pdf>. Acesso em: 13 dez. 2022.

Envie seu cupom fiscal