O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Contudo, muita gente precisa suplementá-lo para mantê-lo em níveis adequados no corpo. O mineral é muito conhecido por sua função na manutenção de nossos ossos e dentes. Mas você sabia que ele vai muito além disso? E que existem formas eficientes e indicadas para suplementar o cálcio?
Então, continue a leitura, pois nós vamos esclarecer as suas dúvidas e explicar tudo para você!
Qual é a função do cálcio no corpo?
Quando pensamos no cálcio, normalmente o relacionamos com a sua presença no esqueleto e dentes, não é mesmo? Isso é um conhecimento que várias pessoas têm e ele está correto.
No entanto, o cálcio tem outras participações em nosso corpo que são pouco citadas e que, provavelmente, você nunca ouviu falar. Por exemplo, ele é fundamental para:
- o funcionamento de várias enzimas;
- a permeabilidade das células;
- a coagulação sanguínea;
- uma contração muscular;
- o ritmo cardíaco normal.
Por outro lado, quando não conseguimos a quantidade suficiente de cálcio no nosso corpo, podemos apresentar problemas de saúde que vão desde a osteoporose até a irritação. Outros agravantes da falta de cálcio são:
- artrite;
- depressão;
- cólicas menstruais.
Para saber se a quantidade de cálcio em nosso corpo é suficiente e adequada, há duas maneiras:
- Exame de sangue: para detectar a deficiência no organismo.
Caso a quantidade do mineral esteja abaixo da recomendada, o melhor a se fazer é usar a suplementação de cálcio a favor de sua saúde.
Saiba que, para as mulheres de 19 até 50 anos e para homens de 19 até 70 anos, a dose diária recomendada de cálcio é de 1.000 mg/dia. Já para as mulheres com mais de 50 anos e para os homens com mais de 70 anos, a recomendação é de 1.200 mg/dia.
Como suplementar o cálcio?
Antes de tudo, é importante lembrar que a suplementação de cálcio deve ser feita com o acompanhamento médico. Ao contrário, você corre o risco de consumi-lo em excesso e ter problemas sérios, como:
- AVC;
- infarto;
- trombose;
- pedra nos rins;
- aumento da pressão arterial;
- calcificação dos vasos sanguíneos.
A seguir, veja 5 dicas de como suplementar o cálcio de forma eficiente.
1. Recomendação médica
A dose da suplementação é individual e deve ser prescrita por um médico. Então, nem pense em seguir a receita de um amigo ou parente para evitar aqueles problemas que citamos que surgem do excesso do mineral em nosso corpo.
Além disso, o efeito da suplementação acontece a longo prazo. Portanto, não adianta tomar o mineral apenas quando sentir dores nos ossos, por exemplo.
Outro ponto importante é que nem todas as pessoas precisam suplementar o cálcio. Mais uma vez, é preciso realizar exames e ter o acompanhamento médico para a sua segurança.
2. Cálcio e a vitamina D
A relação entre vitamina D e o cálcio é uma via de mão dupla: um complementa o outro. Quando a suplementação de cálcio é aliada ao consumo de vitamina D, ela estimula o organismo a absorver o mineral e manter a saúde óssea.
Por isso, exponha-se ao sol antes das 10 horas da manhã por 15 minutos para obter a vitamina D naturalmente. Também é possível absorver a vitamina D através de alimentos, como ovo, cogumelos e óleo de fígado de bacalhau.
Além disso, observe se sua suplementação contém a vitamina.
3. Melhor horário para absorção do cálcio
Na verdade, o relógio não tem influência na absorção do cálcio. Contudo, nossa rotina e comportamentos, sim.
4. Alimentos que prejudicam a suplementação
Como afirmamos acima, é verdade que alguns alimentos atrapalham a absorção do cálcio pelo organismo. Por isso é bom fazer a suplementação à noite e estar atento ao consumo deles.
Assim, estamos falando de alimentos que contém:
- sal em excesso;
- excesso de fibras, como cereais;
- ferro, como carnes vermelhas;
- oxalatos e fitatos, como feijão e vegetais;
- cafeína, como refrigerantes, energéticos e café.
Caso você não consuma alimentos como esses durante o dia, pode considerar fazer a suplementação pela manhã ou à tarde.
5. Alimentos ricos em cálcio
Para manter um bom nível de cálcio no organismo, é importante consumir alimentos que são fontes do mineral. Além do leite, que é muito conhecido por ser rico em cálcio e é muito utilizado contra a osteoporose, há uma lista extensa de outros alimentos. Confira apenas alguns deles:
- ostra;
- semente de linhaça;
- abóbora;
- grão de bico;
- uva passa;
- brócolis;
- sardinha sem pele;
- queijos;
- tofu;
- iogurte natural.